Clique aqui e consulte nossas políticas.
Prefeitura Municipal Pindorama
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
05 ABR 2018
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Quais as vantagens do espaço árvore e calçada ecológica?
receba notícias

O município de Pindorama tem calçada ecológica por toda a Avenida Rio Branco e pretende ampliar esse programa e também implementar o espaço-árvore nas áreas públicas da cidade, mas você sabe quais as vantagens da calçada ecológica e do espaço árvore?

O “Espaço Árvore” é o local destinado ao plantio de árvores nas calçadas (berço/canteiro), buscando o tamanho compatível com o desenvolvimento de tronco e raízes, não prejudicando assim o calçamento e garantindo o crescimento saudável da espécie arbórea. Em novos loteamentos o “Espaço Árvore” deve ser implantado, em calçadas de largura mínima de 2,5m, com um metro de largura por dois metros de comprimento no sentido do meio fio. Em calçadas com largura menor de 2,5m o espaço deverá ser considerado de 40% da largura e comprimento mínimo igual ao dobro da largura. Para quem já tem um canteiro em frente de casa não é preciso modificá-lo, mas caso queira adaptá-lo pode pedir orientações para a equipe da Diretoria Municipal de Meio Ambiente.

Nas calcadas ecológicas, os revestimentos impermeáveis (como o asfalto, cerâmica, rochas ou concreto) são substituídos por sistemas drenantes revestidos com materiais porosos  (concreto poroso) ou com juntas de assentamento que permitam a percolação de água (pavimento intertravado permeável).

A principal vantagem da calçada ecológica é que o seu piso permite que á água passe sobre ele. Ao contrário disto, se essa água cair em um calçamento de piso impermeável, será direcionada às bocas de lobo para, em seguida, correr em direção aos rios. Grande parte das cidades brasileiras, por exemplo, tem pisos, calçadas e telhados impermeáveis; com isso, a água vai para as ruas, mas não consegue escoar, devido ao acúmulo de lixo, causando as enchentes. O custo da calçada ecológica é praticamente o mesmo da convencional.

Diretoria Municipal de Meio Ambiente e Turismo

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024