Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
09 OUT 2017
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Guarda responsável de cães e gatos
receba notícias

Antes de adquirir um animal, deve-se considerar que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Assim, é importante perguntar à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verificar quem ficará cuidando do animal nas férias ou durante feriados prolongados.

Cuidar da saúde física do animal. Fornecer abrigo, alimento, vacinas e levá-lo regularmente ao veterinário. Vaciná-lo anualmente contra raiva a partir dos 4 (quatro) meses de idade. E contra as demais doenças (vacina V8), a partir dos 60 (sessenta) dias de vida.

É fundamental evitar as crias indesejadas de cães e gatos, castrando os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle de procriação e não tem contra-indicações. Providenciar para que seja o animal, macho ou fêmea, esterilizado a partir dos 5 (cinco) meses de idade, para evitar crias indesejadas que resultam em abandono e em superpopulação de animais.

A Prefeitura de Pindorama tem no Centro de Zoonoses excelente infra-estrutura, com a presença do Dr. Mv. Guilherme F. da Silva e, este em conjunto com a Diretoria do Meio Ambiente, faz a castração de animais em fluxo contínuo, além de campanhas de castração no município, o centro de zoonoses faz ainda atendimento veterinário, estimula a adoção de animais de rua e faz o acompanhamento de mordeduras.

No ano de 2017, foram realizadas 260 castrações, 32 atendimentos veterinários, 8 encaminhamento de exames laboratoriais e 30 acompanhamentos de mordedura.